sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
ANDOR DA CAPELA DE SANTA RITA DA ENSEADA
Por volta do ano de 2011 fizaram uma limpeza na Capela de Santa Rita da Praia da Enseada e no lixo encontrei este andor jogado fora na rua.
Analisei a construção bem artesanal que deve ter sido obra de algum morador da comunidade. Percebi que haviam alguns berços no centro que pareciam ter sido feitos para apoiar uma embarcação e deduzi que o andor deve ter sido feito para levar São Pedro Pescador. Não pensei duas vezes e resgatei o andor do lixo.
15 anos depois deste resgate estou eu aqui estabilizando o andor com o mínimo de intervenção possível para que permaneçam suas características originais preservadas.
Manterei os berços originais (que ainda possuem algum vestígio da tinta marrom usada para pintar a embarcação) e também os berços de pinus que claramente foram feitos depois para algum ajuste, estes de pinus tive que recompor com cola pois os pregos incharam com a ferrugem e os estouraram.
Passei de leve uma lixa 180 só pra tirar a sujeira superficial das madeiras e também as farpas.
Mantive os restos de papel crepom colados que mostram como era enfeitado o andor.
Perecebe-se no andor as várias tentativas de melhora da estrutura como o uso de parafusos de inox e arame de cobre para tentar fixar melhor o Santo e sua embarcação.
A idéia é o mínimo de intervenção possível mas deixando a estrutura firme e coesa.
Depois de tudo pronto pensei que seria bacana estudar o interesse do Museu Caiçara de Ubatuba em expor a peça como um testemunho da religiosidade da Comunidade da Praia da Enseada. Seria bacana também verificar se existe ainda na Capela de Santa Rita algum São Pedro com embarcação, e se esta embarcação tem o casco pintado de marrom conforme os vestígios de tinta no andor.
(Todas as fotos são de Peter Santos Németh)
Assinar:
Comentários (Atom)





