sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

3a Corrida de Canoas "Amigo Pescador" Projeto Tamar

Muito já ouvi sobre as corridas de Canoas Caiçaras acontecidas na década de 1960 na Praia da Enseada em Ubatuba.
Me contaram que o "circuito" saía defronte ao Porto do Eduardinho, dava a volta na Lage Grande e voltava, coisa de um par de quilômetros só para canoas de pescador legítimas.
Fim de semana passado aconteceu na Enseada de Ubatuba uma bela reedição desses tempos áureos das Corridas de Canoas.
Promovida pelo Tamar, a Corrida de Canoas Amigo Pescador reeditou a categoria 4 Remos num circuito pra lá de profissional, com 9 Km de extensão.
A prova que esses percursos longos são muito valorizados pelos pescadores locais foi a participação de Mestres Caiçaras como o Seu Gino (70 anos!), Elias e Dionísio mostrando que quando a distância aumenta vale mais a experiência do que a força.
Saindo dos Ranchos do Itaguá, passando pelo Cais do Magalhães, depois uma reta do Caisão até a marisqueira do Seu Gino e voltando aos ranchos, coisa pra Pescador com "H" maiúsculo!

Seu Gino na Proa, seguido pelo neto Helbert, o primo Nelsinho e o filho Nélio na popa.

Valeu rapaziada! parabéns!

Todas as fotos são de Fernando Alvarenga e Fabio Haguihara do Projeto Tamar, facebook álbum de Henrique Becker.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A FUNDART de Ubatuba amplia o acervo sobre a Canoa Caiçara.

fonte: Fundart - http://fundart.com.br/contribua-com-campanha-pelo-registro-da-canoa-caicara/

Contribua com a Campanha pelo Registro da Canoa Caiçara

A Canoa Caiçara, bem cultural imaterial brasileiro, em processo de registro no IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, conta com a colaboração da população no inventário oficial.

O requerimento de registro da Canoa Caiçara como bem cultural imaterial brasileiro foi encaminhado para o IPHAN em 2012, pela Associação de Pescadores da Enseada de Ubatuba. Em abril de 2013, o Conselho Consultivo do IPHAN iniciou uma campanha junto aos órgãos competentes pelos processos e práticas culturais referentes à Canoa Caiçara dentro de seu território cultural.

A Campanha que localizará, identificará e mapeará semelhanças e técnicas construtivas dos Mestres Canoeiros com o objetivo de preparar o processo de registro em todo o litoral sul fluminense, paulista e norte paranaense, agora conta com você que possui imagens ou textos antigos que possam colaborar com o documento oficial.

A FundArt reuniu toda a sua documentação – fotos e registros oficiais na cidade de Ubatuba, inclusive o “Livro de Ouro” da Canoa Maria Comprida em sua viagem a Santos em 1973 para compor o inventário.

Interessados em colaborar poderão entregar uma cópia do material até o dia 13 de dezembro, próxima sexta-feira, na seda FundArt – Praça Nóbrega, 54 – Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: (12) 3833-7000.

foto: Élvio Damásio - Ubatumirim