sexta-feira, 20 de outubro de 2017

MARVADA

A canoa MARVADA foi construída pelo mestre Baéco (Benedito Barbosa), mestre canoeiro pertencente à reconhecida família Neri Barbosa do Ubatumirim. Ela mede 6,5 metros de comprimento por 0,8 metro de boca. Sua madeira de origem não é bem ao certo estabelecida, já me foi dito: Louro, Araçarana, entre outras que não mais consigo lembrar. Pretendo investigar com melhor registro quando possível. Trata-se de uma madeira que lasca muito rapidamente sob sol forte, mesmo que estando a canoa navegando ao mar.
Quem a encomendou foi o sr. Roberto Prochaska acompanhado de seu companheiro de pesca Lagarto (Pedro de Jesus) diretamente com o Baéco por volta do ano de 2004. Ela chegou à Praia da Enseada em maio de 2005 onde foi batizada MARVADA, ganhando sua cor verde escura e o nome em amarelo pintado por mim.

O batismo de mar foi celebrado pela madrinha Leila de Carvalho Santos, amiga praiana de longa data do sr. Roberto, acompanhada pelos pescadores Lagarto e Zézinho que também inauguravam uma rede de Tróia recém entralhada para pescar tainhas.

Acredito que eu tenha feito três reformas na Marvada sendo que na primeira retirei 90% da tinta com lixadeira de mão, sempre preservando integralmente as linhas: do "cintado de borda", da "tábua de fundo", proa completa e espelho de popa. Desta feita transferi todas as medidas originais estabelecidas pelo "feitio do Baéco", reproduzidas abaixo.Em seguida dei-lhe um banho de epóxi Araltec a 20% diluído em álcool combustível (ainda não ousava faze-lo a 8 ou 10%).


A segunda reforma ocorreu por volta do ano de 2010, quando desta vez apenas lixamos totalmente a canoa preservando toda a tinta antiga e coloquei dois bancos novos de garapeira fixados com parafusos de inox. Depois apenas reforcei o nome em amarelo brilhante e repintei todo o verde, preparando tudo para a 1ª Corrida de Canoas Pescadores da Enseada (assista ao vídeo aqui).
Segunda reforma em julho de 2010. Turma da Enseada na lixa.

MARVADA ao fundo durante a corrida de canoas. Enseada, 2010.
Em 2011 adquiri a MARVADA do sr. Roberto. A canoa já apresentava várias partes "pijucando" principalmente na proa e bordos, pois foi muito exposta ao tempo, apenas coberta por uma lona durante os intervalos de pescaria.  Depois de bem enxuta lixei fora cerca de 40% da tinta antiga. Em um dia de sol forte dei-lhe um banho de epóxi a 10%, utilizando cerca de 20 litros de resina diluída em álcool combustível, principalmente em seu lado de dentro. Após a resina seca adicionei uma faixa também amarela demarcando definitivamente a "linha do cintado do bordo". É esta a principal linha que mantém a integridade do "feitio" do mestre canoeiro, preservando suas características de navegabilidade inicialmente projetadas. Junto com a linha da "tábua do fundo" o "cintado do bordo" estabelece a estabilidade e as entradas e saídas de água da Canoa Caiçara. Nesta ocasião também troquei um pedaço do bordo da canoa, preservando l00% das linhas originais.
Linha do cintado do bordo demarcada em amarelo. Enseada, maio de 2011.
Pintura em junho de 2011.

Corrida de canoas em julho de 2011.
Agora em 2017 a MARVADA precisa de uma boa reforma geral. Sua "garra de proa" está com um pedaço grande bem pijuco. Em julho de 2016 fiz um grande remendo provisório tirando 90% da parte podre e aplicando epóxi a 8% no local afetado. Mas depois porcamente enxertei isopor e vedei tudo usando massa de Araltec com serragem bem fina. Fiz esta porcaria pois precisava usar a MARVADA com urgência para o trabalho de campo da minha pesquisa de mestrado (acesse aqui).
Pretendo brevemente lixar de novo 90% da tinta e tirar todos os pontos de podridão. Depois banhar com epóxi a 8% e refazer a pintura. Quem sabe assim ela volta pras corridas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário