sábado, 7 de outubro de 2017

MAPA DA CANOA CAIÇARA

Apresentamos o Mapa Colaborativo da Canoa Caiçara (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR).

A Canoa Caiçara, como toda embarcação tradicional, é expressão material da inventividade e personalidade cultural da comunidade que a produziu. Para construir uma Canoa Caiçara é preciso dominar um sofisticado sistema de saberes associados às artes da pesca, navegação e carpintaria naval, modeladas ao longo de gerações especialmente para as condições náuticas locais, com a matéria prima disponível e adaptada aos usos e necessidades sociais específicas de um território.

"Consideramos território caiçara o espaço litorâneo entre o sul do Rio de Janeiro e o Paraná onde se desenvolveu um modo de vida baseado na pequena produção de mercadorias que associa a pequena agricultura e a pesca, além de elementos culturais comuns, como o linguajar característico, festas e uma forma específica de ver o mundo. Apesar das características comuns a todas as comunidades caiçaras, existem variações culturais importantes entre o litoral sul do Rio de Janeiro, norte de São Paulo e sul de São Paulo e Paraná que se explicam pelos tipos e graus de inserção nas economias regionais e pela contribuição, em grau variado, das diversas matrizes culturais. Essas diferenças se refletem, por exemplo, nos tipos de embarcações usadas e que se distinguem pela função e tipo de ambiente em que são utilizadas (mar, estuário, rios) bem como pelo diferente aporte de outras culturas (como a baleeira trazida pelos catarinenses açorianos) vizinhas como a caipira e a açoriana". (DIEGUES, Enciclopédia Caiçara, Vol. 1, pg. 25)


Mapa do território Caiçara por Diegues (2005): Enciclopédia Caiçara, Vol. 4, pg. 320. 

 O registro do Complexo Cultural da Canoa Caiçara deve portanto abranger as diferentes dimensões de seu papel na cultura local, os múltiplos saberes artesanais envolvidos em sua construção e uso, assim como o universo simbólico - festas, lendas, lugares de uso e de memória -, que a envolve.
Acreditamos que o reconhecimento institucional, pelo Estado brasileiro, da cultura Caiçara, é instrumento fundamental para a garantia de direitos constitucionais reservados aos grupos e comunidades tradicionais. Assim contribuindo para a formulação de políticas públicas de planejamento territorial, ambiental e fundiário, em um projeto de desenvolvimento que abrigue os produtores e detentores desta importante e ameaçada parcela da cultura nacional.
Neste sentido, o Mapa da Canoa Caiçara se constitui não apenas como um banco de dados mas também como instrumento de divulgação e mobilização em torno do reconhecimento da Cultura Caiçara. 
Para tanto, convidamos a todos os interessados a participar, com a elaboração do MAPA DA CANOA CAIÇARA (clique) através do facebook. Onde todas as informações serão recebidas, filtradas e depois plotadas por nossa equipe de colaboradores.

Texto por Adrian Ribaric e Peter Santos Németh.

Mais informações em: 


MAPA DA CANOA CAIÇARA Google Maps 



Foto: Peter Santos Németh, Praia da Enseada, Ubatuba, SP

2 comentários:

  1. na época que recebi este arquivo/site fiquei tão aborrecida que arquivei o email. Hoje estou esvaziando arquivos e revendo com um pouco menos de emoção e mais razão.
    Conheci o professor Diegues durante o "Congresso Caiçara" realizado pelo Projeto Cultural São Sebastião tem Alma, em 1991. Depois, em 1994, quando lancei meu livro "Carapirás- entendendo o peixe de Boiçucanga" eu dei um exemplar na mão dele, aqui mesmo em Boiçucanga, praia de São Sebastião onde moro. Quando visitei a Biblioteca Caiçara, na USP, o professor estava na Europa e tinha levado parte do meu livro - 8 postais coloridos que completavam o livro em preto e branco.
    Vi um livro lindo sobre caiçaras, que comprei na mão de moradores de Trindade e vejo aqui este mapa, e sinto uma tristeza profunda de ver que o professor apagou do mapa caiçara todas as praias de São Sebastião, sendo que na maior parte delas ainda encontramos (tanto eu como ele) caiçaras legítimos que viviam exatamente da mesma forma que os desse mapa. Agora restam poucos vivos, poucos canoeiros e até um "COLETIVO CAIÇARA"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia. Voçê não colocou seu nome no comentário mas acredito que pelo que escreveu seja a Nicia. Sou aluno do Prof. e um dos coordenadores do Mapa. Este mapa é colaborativo e as Canoas e Praias/Comunidades vão sendo acrescentadas a ele gradativamente através das fotos e relatos que vamos recebendo.É um arquivo sempre em expansão. Será um prazer incluir estas praias. Meu email é bambuluz@yahoo.com.br tbm tenho o livro Carapirás.

      Excluir