segunda-feira, 24 de junho de 2013

PROCURA-SE: MESTRES CANOEIROS CAIÇARAS

Prezados amigos da Canoa Caiçara, após a última resolução do IPHAN que julgou pertinente o requerimento do pedido de registro da Canoa Caiçara como Bem Cultural Imaterial do Brasil, inicia-se uma nova fase, talvez mais complicada, na qual será necessário principalmente inventariar os Mestres Canoeiros Caiçaras dos litorais sul fluminense, paulista e norte paranaense, ainda em atividade.
O Território Caiçara, abrange toda a região costeira desde a Baía de Angra dos Reis no Rio de Janeiro até Paranaguá no Paraná e é principalmente dentro desse território que se insere a Cultura Caiçara.
mapa: Diegues (2005) Enc. Caiçara Vol. IV, pag. 320.

Ainda dentro desse Território será preciso identificar as semelhanças das técnicas construtivas dos Mestres, principalmente da técnica de "bater linha", utilizada para marcar o tronco com um barbante embebido com carvão em pó e água, definindo assim as linhas da Canoa Caiçara em suas etapas de construção.
Essas linhas, que são em torno de 25, são a base de um entalhe perfeito da Canoa Caiçara.
Assim, dentro em breve, será feito um esforço para localizar, identificar e mapear estes últimos Mestres Canoeiros a fim de instruir o processo de registro da Canoa Caiçara.
Todos que puderem colaborar, principalmente com informações do litoral sul paulista e norte paranaense, que são os menos estudados, serão de fundamental importância nesse processo de resgate.
foto: facebook - Revelando São Paulo, Vale do Ribeira - Jaire e Mumuna
    

quinta-feira, 13 de junho de 2013

MOVIMENTO PELA CANOA CAIÇARA GANHA ALIADOS

(30/05/2013)
Pelo resgate da canoa caiçara

Paraty quer valorizar a embarcação tradicional
Tradicional meio de transporte utilizado pelos paratienses, a canoa caiçara está ganhando aliados para a sua preservação. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, uma reunião envolvendo os órgãos integrantes da Rede CEA - Coordenação de Educação Ambiental, discutiu nesta terça-feira (28), na sede do ICMBio, os trâmites para transformar a embarcação em Patrimônio Cultural do Brasil.
A canoa, esculpida em troncos de madeira nativa, mantém em si a memória viva caiçara. Para valorizar essa cultura, a Rede CEA vai inscrevê-la no Programa “Barcos do Brasil”, do Governo Federal que incentiva a preservação das embarcações tradicionais brasileiras.
Com o apoio da Prefeitura, a Rede planeja promover ações educativas por meio de passeios com as crianças. O primeiro deve acontecer na Ilha do Araújo.
No encontro, a Associação Cairuçu divulgou o processo de gravação do documentário sobre as canoas paratienses. Na pesquisa foi descoberto que há cinco tipos de embarcações diferentes produzidas no município.
O Instituto Náutico Paraty divulgou que vai manter a canoa à vela na Regata Internacional de Veleiros Clássicos, que acontece em agosto. A ideia é ampliar a prova, contando além dos alunos do INP, com a participação dos caiçaras.
A próxima reunião do grupo será no dia 18 de junho.

       

Participam da Rede CEA:
Secretaria de Educação
Secretaria de Cultura
Secretaria de Pesca e Agricultura
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - Seduma
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMbio
Instituto Estadual do Ambiente - Inea
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan
Instituto Náutico de Paraty
Associação Cairuçu
Oju Moran
Associação Casa Azul
FONTES: http://www.paraty.com.br/noticiasparaty.asp?id=3355 em 13-06-13
http://www.cairucu.org.br/associacao/paraty/nautica-em-paraty-canoa-caicara-pode-virar-patrimonio-cultural-do-brasil/

segunda-feira, 10 de junho de 2013

IPHAN ACEITA COMO PERTINENTE O PEDIDO DE REGISTRO DA CANOA CAIÇARA

Dia 10 de abril de 2013, o Conselho Consultivo do Iphan considerou o requerimento de registro da Canoa Caiçara como bem cultural imaterial brasileiro, pertinente. Isso significa que a primeira etapa para o registro definitivo foi cumprida. Agora um amplo estudo abrangendo as outras áreas do território Caiçara nos litorais fluminense e paranaense será iniciado. Esperamos poder continuar contribuindo nesse processo para que o registro definitivo se concretize. Agradecemos imensamente a todos os apoiadores e contamos com vocês ainda neste longo percurso que virá. Leia o ofício abaixo e assista aquí um vídeo sobre este processo.

sábado, 1 de junho de 2013

TRAVESSIA UBATUBA-SANTOS COMPLETA 40 ANOS HOJE

Hoje, dia 1 de junho, completam-se 40 anos da famosa travessia a remo na canoa Maria Comprida entre Ubatuba e Santos no litoral de São Paulo.
Será que alguém lembrou "oficialmente" de comemorar este evento esportivo tão marcante?
Ano passado foram comemorados os 40 anos da construção da canoa Maria Comprida, leia mais em:
http://canoadepau.blogspot.com.br/2012/07/canoa-caicara-maria-comprida-comemora.html
Minhas sinceras homenagens aos Canoeiros de Iperoig: Artur Alexandrino dos Santos, Carlos Alves de Morais (Carrinho), João Correa Leite (Jango), Antonio Barroso Filho (Barrosinho) e Nilo Vieira.
PARABÉNS AO REMADORES PELO BRAVO FEITO!
foto: ubatubense.blogspot.br