segunda-feira, 13 de abril de 2015

Canoas de fibra de vidro? JAMAIS!

Existe muita polêmica quando se pensa em uma alternativa ao uso de árvores inteiras para a construção das canoas caiçaras escavadas em um só tronco (monóxilas).
A mais divulgada é o uso de fibra de vidro, na minha opinião uma verdadeira heresia em termos culturais, pois ela destrói definitivamente o ritual de transmissão de todo o conhecimento tradicional necessário para o feitio das mesmas.
Eu mesmo acredito que uma árvore transformada em canoa não morre (leia), ela na verdade renasce como canoa caiçara e proporciona a sobrevivência material e simbólica de comunidades inteiras.
Seria muito mais fácil, ao invés dessa polêmica absurda, uma grande campanha de plantio de árvores para o fim específico de construção de canoas.
Mas por enquanto, deixando a fibra de vidro de lado, encontrei por acaso uma técnica surpreendente que utiliza sobras de madeira recicladas com muita arte e técnica de carpintaria.
Essa técnica resulta em uma peça interessante e bonita, embora não tenha a mesma resistência ao sol, impactos fortes e intempéries (e talvez necessite de uma camada de resina e manta de fibra de vidro) e também não contribua para a manutenção da cultura caiçara dos Mestres canoeiros.
Mesmo assim é interessante como curiosidade e obra de arte.








Fonte:https://instagram.com/estudioflecha/

4 comentários:

  1. Esta tecnica permite construir canoas leves e fortes, Basta dimensionar bem a espessura da quilha e do verdugo, a da foto parece um pouco fina comparada com as canoas de tronco. E utilizar resina epoxi e fibra envolvendo todo barco. Realmente não é uma canoa caiçara, mas descobri uma maneira de fazer uma, assim eu sei fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é uma Canoa Caiçara legítima, e também não reproduz nem preserva as técnicas ancestrais dos Mestres canoeiros e todo o conhecimento tradicional associado. Mas o resultado é muito bonito, uma obra de arte.

      Excluir
  2. De fato, muito bonita, apesar de perder em aspectos importantes: transmissão de cultura caiçara, resistência ao sol, intempéries e impactos fortes, como disse o autor.
    Mas, de fato, é bonita, hen? Uau!
    Em que pese a preservação de árvores e o reaproveitamento de madeira, é uma vantagem ambiental, em definitivo.
    Parabéns, autor! Show de bola, digo, de canoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim linda e "sustentável". Obrigado pelo comentário. Talvez você também goste destas postagens cujos temas se aproximam:

      http://canoadepau.blogspot.com.br/2015/11/capa-canoa-reciclada.html

      http://canoadepau.blogspot.com.br/2013/08/o-sonho-de-um-guapuruvu-por-julio-cesar.html

      Excluir