sábado, 30 de setembro de 2017

Canoa RIFA entrando na linha

Chegou a vez da Canoa RIFA passar por uma reformazinha. Colocar pedaços onde está "pijuca", alargar a boca para deixar o bordo retinho, trocar os bancos e acertar a linha da "táboa do fundo". Depois de 10 anos de feita pelo Mestre Renato Bueno essa canoa de guapuruvu merece um tratamento especial. 
Fotos e trabalho de reparo por Peter Santos Németh, Praia da Enseada, julho de 2017.









 


terça-feira, 19 de setembro de 2017

60 anos de tradição das corridas de canoas em Ubatuba.

Fim de semana último comemorou-se os 60 anos da tradicional corrida de canoas da Praia do Itaguá, em Ubatuba.
(fotos de Thiago Mariano).
Mestre caiçara Élvio Damásio, narrado oficial das corridas de Canoas. 

"Os professores Joaquim Lauro e Enesmar de Oliveira, seguidos de perto por outro rapazote chamado José Odail, criaram a corrida de canoas caiçaras. Esta corrida era feita com canoas de trabalho dos pescadores e tinha como premiação utensílios diversos que propiciassem melhoria das condições de vida dos concorrentes. Durante muitos anos o grande patrocinador das premiações foi o Sr “Cicillo” Matarazzo que depois viria a ser prefeito de Ubatuba. Com o tempo a corrida foi se transformando com canoas feitas especialmente para a competição, e com a inclusão de novas categorias como a feminina e a de turistas, e a premiação foi estendida aos últimos lugares que recebiam seu vidro de Biotônico Fontoura. Novos desafios se apresentaram aos campeões que faziam novas canoas, e remavam até Santos refazendo a jornada histórica do Cacique Cunhambebe com Manoel de Nóbrega, para assinatura do primeiro tratado de paz do Brasil: “Paz de Iperoig” realizada na canoa Maria Comprida, que encontra-se na Fundart." (fonte Curiosidades Ubatuba, clique no texto azul acima e saiba mais sobre o Prof. Joaquim Lauro).


A partir do ano de 2000, tomou força o resgate das corridas de canoas caiçaras em Ubatuba com o empenho principalmente da comunidade do Itaguá na promoção da corrida Nossa Senhora das Dores do Itaguá capitaneada pelo pesquisador e músico caiçara Mário Gato. Segundo ele:
"As corridas de canoa se tornaram um evento muito importante para a cultura caiçara em Ubatuba, pois essa é atualmente uma das únicas formas de reunir pescadores e comunidades de norte e sul do litoral do município". (fonte: Tamar).

Mais fontes interessantes:
http://canoadepau.blogspot.com.br/2012/07/canoa-caicara-maria-comprida-comemora.html

http://fundart.com.br/cultura-e-esporte-corrida-de-canoas-caicaras-acontece-neste-domingo-em-ubatuba/

http://canoadepau.blogspot.com.br/2014/12/corrida-de-canoa-caicara-uma-historia.html

http://canoadepau.blogspot.com.br/2012/07/corrida-de-canoas-enseada-2012-ubatuba.html

http://canoadepau.blogspot.com.br/2012/12/garramar-o-surfe-caicara-em-canoas.html