sábado, 11 de janeiro de 2014

JOSÉ RONALDO E AS COISAS DE CAIÇARA

Dois dias antes do Natal de 2013 finalmente conheci pessoalmente o José Ronaldo dos Santos.
Esse grande Caiçara ubatubano, historiador, cronista, mestre, artista, é um dos expoentes entre os poucos guardiões da cultura tradicional local.  
José Ronaldo reúne essas cronicas repletas de elementos do universo cultural Caiçara em seu blog Coisas de Caiçara, um verdadeiro tesouro pra quem pesquisa o tema.
Sua arte também transborda em escultura, artesanato e xilogravuras que retratam temas do cotidiano Caiçara e suas lendas.


Outra raridade vista foi o exemplar original do Léxico do Falar Caiçara do Ubatumirim.
 Na parede de sua varanda telhas coloniais verdadeiras, daquelas feitas nas coxas dos escravos, ganham relevos e cores retratando o cotidiano local. Bainhas de palmeira, as totoas, ganham recortes, se transformando em rostos e pássaros, e papel reutilizado se transforma em balaiozinhos tradicionais.


No quintal uma parede inteira com orquídeas e pelo chão coentro de folha larga, arnica e outros remédios, um típico quintal Caiçara que me lembrou o quintal da minha avó Helena, que também colecionava orquídeas e ervas.
Foi uma manhã agradabilíssima, muito proveitosa, e ser convidado para um cafezinho foi uma honra para esse "turista" aqui, aprendiz de Caiçara.
Terminei a visita presenteando meu anfitrião com um exemplar do Glossário Caiçara de Ubatuba, livreto esse, minha tentativa simples e mal feita de registrar um pedacinho dessa maravilhosa Cultura Caiçara.
Peço desculpas ao José Ronaldo pelos vários erros que o livretinho deve conter, estou ávido por correções, a primeira delas seria incluir nos agradecimentos: José Ronaldo dos Santos, Julio César Mendes, Mário Gato e tantos outros valorosos Caiçaras que só vim a conhecer recentemente. 
Zé Ronaldo, muito obrigado, e continue firme no seu resgate das Coisas de Caiçara.

2 comentários:

  1. Olá, Peter! É muito elogio para a minha pessoa! Obrigado pelas palavras. "A casa é pobre mas acolhe o nobre". Agora você já sabe a direção. Quando quiser aparecer...Um abraço. Até.

    ResponderExcluir