sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A VANGUARDA DA MITILICUTURA PAULISTA EM CURSO

MITILICULTURA: cultivo de mexilhões Perna perna ou o nosso marisco de pedra.

O maior especialista brasileiro em Mitilicultura ministrará curso sobre essa atividade que se tradicionalizou como uma prática genuinamente Caiçara, no litoral norte paulista.
Hoje, essas fazendas marinhas são a garantia de sustento de muitas famílias de pescadores locais que de modo ambientalmente correto, proporcionam nesse sistema equilibrado, outputs ambientais benéficos à recuperação dos estoques de biodiversidade marinha.
Na vanguarda dessa atividade estão o Prof. Dr. Hélcio de Almeida Marques e os Maricultores da Praia da Cocanha em Caraguatatuba. Nessa praia existe uma Associação de Pescadores e Maricultores, a MAPEC, cujos associados desenvolveram um método inovador de coletores artificias de sementes de mexilhão. Analisando as condições da água do mar, do índice de condição dos mexilhões, esses produtores lançam as estruturas de coleta (foto) confeccionadas com as redes velhas utilizadas no próprio cultivo, reutilizando o que antes era descartado. Esse método de cultivo desenvolvido e aperfeiçoado na Cocanha é o que existe de mais avançado no campo da Mitilicultura Sustentável, ou seja, ambiental, econômica e socialmente eficaz.
Portanto, quem quiser ter contato com o "estado da arte" dessa atividade imprescindível para a recuperação dos nossos mares e para a conservação do modo de vida Caiçara, haverá dos dias 23 a 26 de setembro em Caraguatatuba-SP, um curso com esses Mestres. Imperdível.


2 comentários:

  1. Peter,
    Parabéns pelo seu blog, resgatando a cultura caiçara e valorizando o homem do mar.
    Em nome dos maricultores da praia da Cocanha obrigado pelo seu comentário positivo.
    Quanto ao Dr. Hélcio, eu sou suspeito em falar, excelente profissional e como pessoal.

    Zé Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Luiz, sou eu que agradeço a garra e aluta de vocês pela única atividade produtiva marinha 100% sustentável e socialmente justa. O sucesso de vocês será o nosso sucesso pois nós da Enseada queremos um dia atingir o alto nível em que vcs estão. Um grande abraço a todos da Cocanha e ao Dr. Hélcio que eu tbm admiro demais! Parabéns!

      Excluir