Trata-se do Livro de Matrícula da Escola de 1as. Letras do Bairro Perequemirim.
Existe uma pequena inconsistência entre a data de capa e a da nota de abertura abaixo, mas pode ter havido um engano do autor ou o número sete escrito pareça um quatro.
Nele estão registrados mais de 50 nomes de crianças matriculadas entre os anos de 1871 e 1874 naquela escola. Ao lado do nome da criança era anotado o nome do pai ou mãe, a moradia, a naturalidade, a nacionalidade e a idade do aluno.
Além da excelente preservação do documento, destaca-se a beleza do papel marmorizado da encardenação. Outra curiosidade é que a técnica para se produzir o papel marmorizado utiliza o a alga kapafícus alvarezzi no processo, que atualmente está sendo produzida pelos maricultores da Praia da Enseada em Ubatuba (veja aqui). Basta hidratar a alga seca (não precisa ser em pó) em água e bater no liquidificador (aprenda aqui).
Alguns nomes são: Bento José de Mattos, pai Antonio José de Oliveira Mattos; Luiz Vieira Cabral, pai Sebastião Cabral Barboza; José Maria de Mattos, mãe Maria Rita de Mattos; Francisco Marcos Alves, mãe Anna Marcos de Jesus; Pedro Antonio da Cruz, pai Antonio Pedro da Cruz; Sebastião Vicente de Oliveira, pai Vicente Peres de Oliveira.Quem sabe, algum seu bisavô não esteja registrado neste livro? Fiquei muito feliz com este achado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário