quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

LIVRO DE MATRÍCULAS DO PEREQUÊMIRIM - 1871

Este foi mais um interesante achado em minhas pesquisas, não só pelo registro inusitado constante neste livro, mas também pelo excelente estado de conservação da peça, parece que foi escrito ontem.
Trata-se  do Livro de Matrícula da Escola de 1as. Letras do Bairro Perequemirim.

 Existe uma pequena inconsistência entre a data de capa e a da nota de abertura abaixo, mas pode ter havido um engano do autor ou o número sete escrito pareça um quatro.
 
Nele estão registrados mais de 50 nomes de crianças matriculadas entre os anos de 1871 e 1874 naquela escola. Ao lado do nome da criança era anotado o nome do pai ou mãe, a moradia, a naturalidade, a nacionalidade e a idade do aluno.
Além da excelente preservação do documento, destaca-se a beleza do papel marmorizado da encardenação. Outra curiosidade é que a técnica para se produzir o papel marmorizado utiliza o a alga kapafícus alvarezzi no processo, que atualmente está sendo produzida pelos maricultores da Praia da Enseada em Ubatuba (veja aqui). Basta hidratar a alga seca (não precisa ser em pó) em água e bater no liquidificador (aprenda aqui).

Alguns nomes são: Bento José de Mattos, pai Antonio José de Oliveira Mattos; Luiz Vieira Cabral, pai Sebastião Cabral Barboza; José Maria de Mattos, mãe Maria Rita de Mattos; Francisco Marcos Alves, mãe Anna Marcos de Jesus; Pedro Antonio da Cruz, pai Antonio Pedro da Cruz; Sebastião Vicente de Oliveira, pai Vicente Peres de Oliveira.
Quem sabe, algum seu bisavô não esteja registrado neste livro? Fiquei muito feliz com este achado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário