quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PARATY LANÇA CAMPANHA DE APOIO AO REGISTRO DA CANOA CAIÇARA JUNTO AO IPHAN

Dia 16 de agosto último a Secretaria de Cultura de Paraty lançou a campanha de apoio ao registro da Canoa Caiçara como bem cultural imaterial do Brasil.
Estiveram presentes os Srs. Ronaldo dos Santos, secretário de cultura; André Bazanela, chefe do Iphan de Paraty; Robson Dias Possidonio, fórum das comunidades tradicionais, de Trindade; Mestre Vítor Cardoso do Carmo, Mestre canoeiro da Trindade; Peter Santos Németh, proponente do Registro representando a APE-Associação Pescadores da Enseada e Mário Ricardo de Oliveira, Mestre rabequeiro representando a Fundart-Ubatuba; no salão nobre do paço municipal de Paraty que estava lotado.
O intuito do Registro é garantir a continuidade e a salvaguarda dos saberes e fazeres associados à construção da Canoa Caiçara que é o símbolo maior da Cultura Caiçara. A importância da Canoa Caiçara está oculta dentro do processo empírico que engloba sua confecção e seu uso na faina diária da pesca tradicional. São saberes que apenas existem na mente do Mestre e somente possíveis de serem transmitidos através da oralidade.
Apoiam esta iniciativa desde 2011, a Associação Pescadores da Enseada - APE, FUNDART - Prefeitura de Ubatuba, Nupaub-USP, Museu Caiçara de Ubatuba, APA Marinha - LN, Fundação PróTamar - Ubatuba, Instituto Costa Brasilis, União dos Moradores da Juréia, Amyr Klink Projetos Especiais, os remadores das corridas de canoas do Litoral Norte, além de vários colaboradores e admiradores da Canoa Caiçara.
A adesão de Paraty ao Registro com a criação desta Campanha de apoio veio contribuir e abrilhantar ainda mais este projeto agregando mais colaboradores e compilando informações da região sul fluminense que carecia de maior coleta de dados relacionados à Canoa Caiçara.
 foto: Peter Németh
Aumenta assim a visibilidade sobre as questões que impedem ou prejudicam a reprodução cultural da Nação Caiçara, principalmente a defesa e o direito ao uso de seus Territórios Tradicionais ancestrais tanto em terra quanto no mar, cada vez mais ameaçados pelo ambientalismo radical que exclui o homem da natureza e pela especulação imobiliária devastadora.
Agora o Iphan deverá nos próximos anos solicitar mais estudos relacionados aos saberes e fazeres da Canoa Caiçara para delimitar ainda mais o recorte do bem a ser registrado, principalmente nos litorais sul paulista e norte paranaense, para que o Registro seja definitivamente inscrito no Livro dos Saberes.

Fontes:
http://canoadepau.blogspot.com.br/2013/01/conselheiro-do-iphan-visita-mestres.html
http://canoacaicarabrasil.blogspot.com.br/
http://fundart.com.br/fundart-prestigia-31o-festival-da-cachaca-cultura-e-sabores-de-paraty/

Nenhum comentário:

Postar um comentário